Este blogue é da responsabilidade da Sala dos 5 anos A do Infantário Nuno Simões , Guimarães.
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
A história do «Macaco do Rabo Cortado»


Nós vamos participar num concurso , promovido pelo programa LER+ , «Conta-nos uma História!» e depois de debatermos o assunto , escolhemos a história «O Macaco do Rabo cortado», de António Torrado para apresentar. Esta é uma história tradicional e bastante engraçada o que nos agrada muito. Já escolhemos o que cada um vai fazer e agora temos que estudar bem o nosso papel para depois a Isabel gravar.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
«Era uma vez em...Guimarães!»
Hoje começámos uma iniciativa , que envolve a edição de um livro com histórias , tendo como protagonista a cidade de Guimarães. O livro , que tem como título«Era uma vez em Guimarães...», vai percorrer todas as casas dos meninos e cada familia vai imaginar uma história para colocar no livro. Todos os membros da familia estão convidados a participar : a inventar a narrativa; a ilustrar; a escrever..Enfim, o que importa é que participem com a toda a sua criatividade e vontade. Estamos ansiosos por conhecer estas novas Histórias...Surpreendam-nos!
A semana começou com os Parabéns ao nosso amigo Bruno!
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
«O Saquinho das Surpresas...»
Cada um mostrou ao grupo o resultado final do seu trabalho...
O Duarte decidiu logo que iria fazer um Boneco de Neve. Já o Diogo precisou de mais tempo...primeiro teve de olhar muito bem para todos os seus objectos :« mas o que vou eu fazer com isto???»
O André lá andou ás voltas com as suas coisas e fez surgir um ...Quiosque!
O Diogo empenhou-se em construir um Parque... A Rita , muito concentrada na sua tarefa, vai pensado no que pode fazer....
A Isabel lançou-nos um verdadeiro desafio: convidou-nos a tirar à sorte um saquinho que tinha lá dentro uma surpresa. Na verdade, cada um destes saquinhos continha diferente material de desperdício tais como: caixas; embalagens; rolhas;laços; caricas; ...Nós só tivemos que olhar muito bem para aquilo que saiu no nosso saquinho e imaginar uma construção com todos os objectos. Era obrigatório usar todo o material do saco e podíamos completar o nosso trabalho recorrendo à ajuda de outros materiais da sala como a cola, tesoura, tinta, papel autocolante...No ínico, alguns meninos ficaram a olhar para as suas coisas e as ideias não queriam aparecer mas depois lá surgiram.Tivemos só que dar asas à imaginação e deixar sair a nossa criatividade . E assim, da reciclagem de materiais, surgiram bonitos trabalhos.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Um Castelo (já) com muita História...
O Carnaval já lá vai...
Estamos de volta ao activo, depois de uma mini-pausa de Carnaval... como hoje ainda não estiveram todos os meninos , não avançámos muito com actividades novas. Estamos já a pensar num tema para um novo Projecto...para a semana já teremos novidades sobre este assunto.
Entretanto, a Isabel pede aos pais para fazerem a nossa inscrição nas Mini Olímpiadas que decorrerão no próximo dia 24 de Março ( sábado) das 9h às 12h30. Têm de ser vocês , pais, a assegurarem o nosso transporte até ao local, a Pista de Atlestismo Gémeos Castro. Se precisarem de mais informação falem com a Isabel ou Cristina.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Amigos seguidores do nosso blogue : UM BOM CARNAVAL!
É Carnaval , ninguém leva a mal!
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
E chegou o Carnaval...
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
A Visita ao Padrão do Salado
E hoje, finalmente, fomos observar muito bem o nosso Monumento do Mês : O Padrão do Salado! E o que observámos de novo?
«Eu vi que na cruz do Padrão do Salado tinha imagens e santos.» Diogo Gonçalves
«Vi que no tecto, na aboboda , do Padrão do Salado tinha um sol no centro» Duarte
«Descobri que nos pilares do Padrão tinha bolas de pedras.» Maria
«Descobri que em baixo na cruz existia um escudo.» Diogo Costa
«Vi que o Padrão do Salado tem quatro arcos.» Gabriela
«Descobri que no centro tem umas escadas onde tem a cruz.» Francisca Canário
Subscrever:
Mensagens (Atom)